Você Não Precisa Ter Sua Vida Pronta Aos 25 #cueramarques #textosdacuera

VOCÊ NÃO PRECISA TER SUA VIDA PRONTA AOS 25 ANOS

“O que você quer ser quando crescer?”
É a pergunta que nos fazem desde que nos conhecemos por gente. Quando crianças, temos a resposta na ponta da língua: “Bombeiro! Astronauta! Ator! Policial! Tudo isso ao mesmo tempo!”. Os adultos nos dão aquele sorrisinho condescendente e passam a mão em nossa cabeça, pensando que a resposta mudará um dia. E às vezes muda mesmo.
Conforme vamos crescendo, principalmente na adolescência, já vamos tendo uma ideia melhor formada acerca de nossa profissão. A maioria pelo menos tem a certeza se vai querer ou não que a matemática faça parte de sua vida. E é quando outra perguntinha começa a ser freqüente na escola ou entre reuniões familiares: “Onde você se vê daqui a 10 anos?”
Acredito que a maioria dos adolescentes se vê saindo da faculdade, com um emprego à mão, namorado (a)/ noivo (a) ao seu lado, com uma conta bancária bastante confortável e dando entrada naquela casa dos sonhos. A vida futura parece bastante promissora quando temos 15 anos. Mas não é assim que funciona.
Obviamente existe bastante gente por aí com esse perfil ou com os sonhos se concretizando. Pessoas que com 25 anos conseguiram o que queriam e que parecem tão felizes quanto um ator de comercial de creme dental. Obviamente você conhece algum deles. E essa pessoa dificilmente é você.
Talvez seja a mídia que nos entope com filmes onde jovens adultos conseguem o seu final feliz ao final de duas horas; talvez seja a expectativa de nossos pais que já nos criavam e tinham bons empregos com a nossa idade; talvez seja o mundo excessivamente capitalista exigindo que cada vez mais cedo os jovens sucedam e tenham o nome para sempre marcado na história do mundo. Nunca saberemos a resposta certa, o motivo dessa paranoia universal em sermos felizes e realizados tão cedo. O fato é que essa utopia está acabando com o ânimo e a perspectiva de muita gente por aí.
A maioria dos meus amigos sempre me parecem desanimados porque não sabem o que fazer agora que são adultos e um pouco ou nada daquele sonho se concretizou até agora. Amigos que não possuem mais do que 25 anos e já carregam um peso e uma responsabilidade enorme nas costas. Dúvidas e mais duvidas surgem quanto ao emprego, quanto à faculdade, quanto à vida que levam, quanto ao amor que têm, enfim, quanto a tudo. E não vou enganar, me incluo neste quadro de desânimo universal. Aos 15 eu me imaginava com 3 livros publicados por uma editora grande, prestes a ganhar algum prêmio importante, fazendo turnês pelo Brasil e já morando em algum lugar bem longe do Rio de Janeiro. E, bem, aqui estou eu…
Porém, todas essas expectativas, todas essas cobranças são exatamente o que atrasam nossa vida. Se estamos vivos há um pouco mais de duas décadas, por que precisamos ter toda a nossa vida resolvida já agora? Para apenas desfrutarmos e nadarmos em prazer pelos próximos 60 anos? Todos sabemos que isso é impossível. Somos inteligentes e informados o bastante para saber que vamos viver ainda muitos altos e baixos, muitas decepções, novas descoberta no mundo, novas descobertas em relação a nós mesmos e, se sabemos disso, por que ainda cismamos que estamos atrasados em alguma coisa ou que estamos perdendo tempo? Eu não acredito em perda de tempo. Ganhamos experiências e amadurecimentos com o caminho, em nossos erros, em nossos acertos, em tudo o que aprendemos com as mínimas coisas que vivemos diariamente. Então, pra que o desespero?
Somos jovens, temos muito chão pra caminhar, temos ainda muito o que aprender, o que realizar… Nós não precisamos ter a nossa vida pronta aos 25.  Precisamos nos descobrir, tocar o mundo, criar novos sonhos, realizar novas coisas, correr atrás do que nos faz feliz, arranjar um jeito de conciliar trabalho e prazer, de amar e amar cada dia mais. Precisamos viver e acreditar um pouco mais em nossos instintos, porque eles sempre sabem o caminho. Quando foi a última vez que você escutou o seu?
A única coisa que você precisa ter pronta aos 25 é a coragem de seguir em frente e a vontade cada vez maior de correr atrás da sua felicidade. Lembre-se disso.
 CUERA MARQUES
Mais um texto da maravilhosa Cuera Marques, do blog Sonhos de Letras, para nós.

Deixe o seu comentário!
Anônimo | 24-02-2016 às 18:07 | Responder

Wow, que lindo, Mim.

Yasmim Plech. | 24-02-2016 às 20:18 | Responder

Diz isso para a nossa maravilhosa escritora Cuera Marques, ela é realmente fantástica 🙂



LAYOUT DESENVOLVIDO POR CHERRY DESIGN • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO SITE MIMIQUICES | 2016
Scroll To Top Array ( [marginTop] => 100 [pageURL] => [page] => [width] => 292 [height] => 300 [alignment] => left [color_scheme] => light [header] => header [footer] => footer [border] => true [scrollbar] => scrollbar [linkcolor] => #2EA2CC )
Please Fill Out The TW Feeds Slider Configuration First